3 requisitos para empreender com sucesso

3 requisitos para empreender com sucesso

O que é necessário para empreender? Quais são as características que uma pessoa tem que ter para ser um empreendedor? O que é “ser um empreendedor”?

Existem inúmeros sites que definem e conceituam o que é ser um empreendedor. Ser um empresário significa avançar na direção de uma ideia e colocá-la em prática, de modo a oferecer para os clientes interessados o seu produto.

O número de empreendedores no Brasil está crescendo cada vez mais. Isso é resultado da crise? Pode ser que sim… Ou talvez um reflexo do entendimento que as pessoas estão tendo das alterações que passaram a valer na legislação trabalhista?

Mas, o que é necessário para empreender? Ter dinheiro para investir no negócio? Vontade? Assertividade? Apostar numa ideia revolucionária que só você teve?

Hoje, vamos falar de 3 requisitos para empreender com sucesso. É claro que não basta ter só esses três requisitos. Outros são essenciais, mas esses três são considerados a essência do empreendedorismo!

Confira cada uma deles para ter certeza de que você está no caminho certo:

1) SER AUTORIDADE

2) SER DIGITAL

3) SER PROFISSIONAL

Agora veja o que cada um desses requisitos significa.

SER AUTORIDADE

O primeiro requisito com certeza é a autoridade! Para ser um empreendedor, seja um MEI, um Microempresário, ou um grande empresário, passar autoridade é fundamental. Como você espera conquistar alguém, sem firmeza, sem propriedade sobre o que está oferecendo, isto é, sem autoridade sobre o assunto?

Você deve estar se perguntando como se constrói essa autoridade, certo? Com certeza não é da noite para o dia e nem tão simples como vários autores dão a entender na Internet. Esse é um trabalho constante e a forma como você executa seu trabalho pode te ajudar a caminhar na direção certa ou te afastar um pouco dessa construção.

Se você entrega um bom resultado para seus Clientes ou melhor, se você supera as suas expectativas, o testemunho desses Clientes pode te ajudar nas novas negociações. Peça a esses Clientes autorização para divulgar suas opiniões nos seus materiais de divulgação.

Por outro lado, se sua entrega for aquém do esperado, você ficará sem opiniões positivas que ajudem a passar credibilidade para sua empresa.

Esteja verdadeiramente disposto a ouvir o que seu Cliente pensa de você e aja para melhorar. Erros podem ser perdoados mas a repetição dos mesmos erros pode destruir seus negócios.

SER DIGITAL

Já a segunda impressão que o empreendedor tem que passar, mais do que nunca, é ser digital. Se seu Cliente está nas redes, por que você não estaria?

O mundo é digital. Não temos como negar isso! Hoje em dia quem não está nas redes sociais, se vendendo, oferecendo seus serviços, interagindo com o cliente não é levado em consideração.

Não importa se seu negócio existe há cem anos ou se você acabou de fundá-lo. Não importa se você tem 20 ou 50 anos de idade. Nunca diga que “no meu tempo era diferente”. Não dá para ser saudosista no mundo dos negócios. Lembre-se sempre que o seu tempo é agora.

E agora você precisa ser digital para manter e impulsionar seus negócios. Afinal seus Clientes usam Instagram, LinkedIn, Facebook, WhatsApp… E sua empresa também precisa usar.

Lembre-se sempre que o seu tempo é agora.

André Raison

SER PROFISSIONAL

A terceira impressão que o empreendedor tem que passar é o profissionalismo! Não adianta ser digital, falar com autoridade, gastar dinheiro fazendo sites, blogs e anúncios para conseguir seguidores, se você não consegue ser ágil, cumprir metas, prazos, ser pontual e principalmente, entregar o que foi contratado.

O profissionalismo é notado pelo cliente através de pequenos gestos e algumas posturas do empreendedor, prestador de serviços ou consultor. E, uma ação que impressiona o cliente, mostrando o quanto você é profissional, é a apresentação de um material completo para fechar a contratação. Um bom detalhamento do serviço a ser prestado, uma minuta de contrato, tudo isso marca a posição de profissionalismo do empreendedor.

Por mais simples ou complexo que seja o objeto da prestação de serviços ou da consultoria a ser prestada, nunca se pode deixar em aberto as especificações da mesma. Uma contratação bem-feita, com todos os detalhes acordados e todos os pontos fechados representa profissionalismo e segurança para ambas as partes.

Antes de apresentar uma proposta para uma prestação de serviços, ou uma consultoria, recomendo que consulte uma consultoria jurídica especializada em contratos, que esteja à sua disposição não só na sua assinatura ou pactuação, mas ao longo de toda sua execução.

Uma consultoria jurídica contratual, voltada para o empreendedorismo, dedicada exclusivamente às questões de um microempreendedor, de um MEI, do empresariado em geral é fundamental.  A segurança que uma consultoria jurídica representa, traz para o empreendedor uma tranquilidade na hora da contratação, evitando que um dos lados se apresente como mais forte, que imponha minutas de contratos de adesão, ou que obtenha vantagens indevidas tanto na hora da pactuação, do fechamento do contrato ou durante a execução do mesmo.

Neste outro post explico porque um contrato é importante. Clique aqui para ler.  

Este post tem um comentário

  1. João Sette Câmara

    Dr. André ,

    Como faço para tirar algumas dúvidas com o Senhor? Tenho uma gráfica e gostaria de falar sobre um assunto que o texto abordou.

Comentários encerrados.